quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Processo pedagógico do Rolamento para frente

Partindo da posição de pé com pernas unidas, o aluno deverá flexionar os joelhos e quadris, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito fazendo formato de "bolinha", então o aluno irá impulsionar o corpo para a frente, exercendo força contra o solo, o aluno deverá rolar suavemente para a frente sobre as costas, mantendo a posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar o rolamento completo (360 graus), o aluno deverá finalizar o movimento em apoio sobre os pés, momento em que os segmentos corporais deverão estar o mais próximo possível entre si, para então efetuar a extensão dos mesmos, elevando-se á posição de pé, com elevação dos braços em extensão, e assumindo a postura estendida.   

Formas de apoio: A pessoa que for dar o apoio, deve posicionar-se ao lado do aluno, com um joelho no solo e o outro dobrado (com um ângulo de 90 graus), sendo que este joelho deverá ser oposto ao movimento do aluno, para não atrapalha-lo na hora da execução do apoio. A pessoa apoiara uma das mãos na nuca do aluno e a outra no posterior da coxa. A mão na nuca tem função de proteger e dar segurança ao aluno, ja a mão no posterior da coxa, serve para ajudar o aluno na impulsão do movimento. Então o apoiador deverá pedir para o aluno colocar o queixo no peito, formando uma "bolinha" e pedir também para que as mãos fiquem espalmadas no solo e com as pontas dos dedos para frente. Ao realizar o rolamento, as mãos do professor deverão sempre acompanhar o movimento do aluno. De pé, em frente ao aluno que esta realizando o rolamento, deverá ter outra pessoa para ajuda-lo a se levantar, esta pessoa deve se manter com as mãos estendidas e ao final do rolamento deverá puxar o aluno para cima, para com que ele termine o movimento em pé.

Sugestões de atividades:  Preparar um banco sueco, onde em uma de suas extremidades é colocado um colchão, ou mesmo superfície gramada plana, pedir aos alunos que desloquem-se engatinhando sobre o banco e ao chegar à sua extremidade, apoiem as mãos no colchão, flexionem a cabeça à frente colocando o queixo no peito e rolem sobre as costas . Caso não tenha de um banco sueco, esta atividade poderá ser realizada em duplas, onde um aluno apóia as mãos no solo e estende as pernas atrás, ligeiramente afastadas, outro aluno, posicionado entre as pernas do primeiro, segura-lhe por debaixo dos joelhos,“carrinho de mão”. Após primeiro aluno dar alguns passos com as mãos, deverá flexionar a cabeça, encostando o queixo no peito, e rolar sobre as costas, na grama ou no colchão.

Preparar um plano inclinado, mas não muito, que poderá ser feito com um trampolim, ou uma tábua apoiada em um degrau, ou banco sueco, colocando um colchão fino sobre o mesmo. Pedir aos alunos que executem um rolamento de cima para baixo, sobre as costas, tomando o cuidado sempre de colocar o queixo encostado no peito. Finalizar de pé, levantando-se sem o auxílio das mãos. 

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