Partindo
da posição de pé com pernas unidas, o aluno deverá flexionar os joelhos e
quadris, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura
dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a
cabeça à frente, encostando o queixo no peito fazendo formato de
"bolinha", então o aluno irá impulsionar o corpo para a frente,
exercendo força contra o solo, o aluno deverá rolar suavemente para a frente
sobre as costas, mantendo a posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés
em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar o rolamento
completo (360 graus), o aluno deverá finalizar o movimento em apoio sobre os
pés, momento em que os segmentos corporais deverão estar o
mais próximo possível entre si, para então efetuar a extensão dos
mesmos, elevando-se á posição de pé, com elevação dos braços
em extensão, e assumindo a postura estendida.
Formas de apoio: A pessoa que for dar o apoio, deve posicionar-se ao lado do
aluno, com um joelho no solo e o outro dobrado (com um ângulo de 90 graus),
sendo que este joelho deverá ser oposto ao movimento do aluno, para não
atrapalha-lo na hora da execução do apoio. A pessoa apoiara uma das mãos na
nuca do aluno e a outra no posterior da coxa. A mão na nuca tem função de
proteger e dar segurança ao aluno, ja a mão no posterior da coxa, serve para
ajudar o aluno na impulsão do movimento. Então o apoiador deverá pedir para o
aluno colocar o queixo no peito, formando uma "bolinha" e pedir
também para que as mãos fiquem espalmadas no solo e com as pontas dos dedos
para frente. Ao realizar o rolamento, as mãos do professor deverão sempre
acompanhar o movimento do aluno. De pé, em frente ao aluno que esta realizando
o rolamento, deverá ter outra pessoa para ajuda-lo a se levantar, esta pessoa
deve se manter com as mãos estendidas e ao final do rolamento deverá puxar o
aluno para cima, para com que ele termine o movimento em pé.
Sugestões de atividades: Preparar
um banco sueco, onde em uma de suas extremidades é colocado um colchão, ou
mesmo superfície gramada plana, pedir aos alunos que desloquem-se engatinhando
sobre o banco e ao chegar à sua extremidade, apoiem as mãos no colchão,
flexionem a cabeça à frente colocando o queixo no peito e rolem sobre
as costas . Caso não tenha de um banco sueco, esta atividade poderá ser
realizada em duplas, onde um aluno apóia as mãos no solo e estende as pernas
atrás, ligeiramente afastadas, outro aluno, posicionado entre as pernas do
primeiro, segura-lhe por debaixo dos joelhos,“carrinho de mão”. Após primeiro
aluno dar alguns passos com as mãos, deverá flexionar a cabeça, encostando o
queixo no peito, e rolar sobre as costas, na grama ou no colchão.
Preparar um plano inclinado, mas não muito, que poderá ser feito com um
trampolim, ou uma tábua apoiada em um degrau, ou banco sueco, colocando um
colchão fino sobre o mesmo. Pedir aos alunos que executem um rolamento de cima
para baixo, sobre as costas, tomando o cuidado sempre de colocar o queixo
encostado no peito. Finalizar de pé, levantando-se sem o auxílio das mãos.
muito bom
ResponderExcluirEntão es profe😅😅😅😅😅😅😈
ExcluirNão ajuda nada seuse totos
ResponderExcluirQueria dizer seus totosa há há ha😆😆
ResponderExcluirFalhei de novo queria dizer seus totos
ResponderExcluirBrincadeira essa página é fixe minha ajudou mais ou menos muito já agora conhecem um rapaz chamado Arnaldo.?💏💏
ResponderExcluir