quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Processo Pedagógico da Roda

Elemento básico de solo que representa uma passagem pelo apoio invertido, lançando alternadamente as pernas. Consiste em, iniciando na posição de pé com a perna à frente da outra, flexionar o tronco à frente com os braços elevados e estendidos, alinhados ao tronco, cabeça também no alimento do tronco. Quando as mãos estiverem quase tocando o solo, a ginasta realizará um quarto de giro em rotação lateral com o tronco, abordando o solo com uma das mãos e depois a outra no plano sagital. Lança então a perna que estiver atrás para o alto, passando lateralmente em apoio invertido, mantendo os joelho em extensão e pés em ponta, com afastamento máximo das pernas, até retornar à posição em pé. 
Formas de ajuda:  o aluno deverá realizar o movimento da roda no solo com o auxilio do professor, o professor colocará a mão mais próxima no quadril do aluno, e a outra mão será colocada no outro lado do quadril assim que o aluno começar o movimento.  O professor pode falar durante a realização do movimento para que o aluno estique a perna. Este apoio atrasa o movimento, fazendo com que o aluno estique mais as pernas.

Sugestões de atividades:  Pedir para que os alunos façam uma roda na parede, ou seja, realizar uma parada de mãos na parede e brinca de descer as pernas ora para o lado direito, ora para o lado esquerdo

O executor, em pé colocará seu pé de apoio à frente, apoiará a mão dominante, depois fará uma roda com as pernas apoiando a outra mão e desenhando um “X” na posição invertida.  Mantendo-se nesta posição com o apoio do companheiro, o aluno seguirá o movimento, deixando o corpo concluir a roda e saindo em pé novamente.

O roda pode ser iniciada com o aluno passando pela fase de posição invertida encima de um plinto colocado de forma transversal. O movimento tem seu início e término fora do plinto. O professor deverá diminuir a altura do mesmo até o contato com o solo


Nenhum comentário:

Postar um comentário