Partindo da posição em pé, o aluno deve manter os braços
elevados e estendidos, alinhados ao tronco, desliza-se uma das pernas à frente, apoiando o peso do corpo na mesma, que deverá flexionar-se,
provocando o a inclinação do tronco à frente, flexionando a articulação do
quadril, aumentando a flexão do joelho da
perna anterior. Apoiar as mãos no solo, à largura dos ombros, lançando a perna
de trás para o alto, com o joelho em extensão, sendo que a outra perna será
lançada imediatamente após a primeira, unindo-se a ela na vertical,
completamente estendidas e com os pés em flexão plantar. A cabeça deverá ficar
alinhada ao tronco. A posição deverá ser mantida por dois segundos em
equilíbrio estático, e depois o ginasta poderá descer as pernas alternadamente,
estendidas, em direção ao solo. A primeira perna a tocar o solo irá fazer
ligeira flexão de joelho, estendendo-se ao final, após elevação do tronco,
finalizando de pé, em posição igual à inicial .
Formas de ajuda: é
importante ajudar o aluno a chegar na posição invertida, conduzindo-o pela
coxa lançada. Ao chegar na posição de apoio invertido, a ajuda de sustentação
deverá ser feita segurando-se com ambas as mãos no tornozelo do aluno, falar para o aluno abaixar a cabeça e encaixar o quadril, para perfeita execução do movimento. Em seguida deverá soltar uma das pernas primeiro e depois a outra, para que o aluno volte a posição em pé, ou pode-se pedir ao aluno que coloque o queixo no peito, e abaixe um pouco os braços, fazendo assim um rolamento, logo em seguida voltar a posição em pé. O ideal é que duas pessoas façam a ajuda, onde cada pessoa apoiara um lado do aluno, segurando no tornozelo e no quadril. Caso o aluno não consiga lançar suas pernas, o apoiador deverá ajuda-lo a levantar, e em seguida dar o apoio normalmente.
Sugestão
de atividades: Uma
perna
à frente da outra, inclinar o tronco à frente, flexionando um pouco a perna da
frente, apoiar as mãos no solo, à largura dos ombros, mãos espalmadas e braços
bem estendidos. Lançar as pernas alternadas e estendidas para trás e para o
alto, primeiro a que estava mais atrás, depois a outra, unindo-as no alto. A
perna que foi laçada primeiro desce na frente, em direção ao solo, acompanhada
logo a seguir da outra. Terminar na mesma posição de início do movimento.
Sem
deslocar-se,
apoiar as mãos no solo à frente do corpo, à largura dos ombros, braços
estendidos, uma perna à frente da outra, flexionar um pouco a perna da frente e
lançar a perna de trás estendida para o alto, a outra perna é lançada logo após
a primeira. A perna que foi laçada primeiro desce na frente, em direção ao
solo, acompanhada logo a seguir da outra. O movimento se assemelha ao de uma
tesoura com as pernas no ar. O aluno deverá dar sucessivos “chutes” alternados
com as pernas e os braços estendidos.
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